"Bom, olá, o meu nome é Nusaiba Taima Nur. Venho de um país com rios de água doce e solo fértil, que amo muito. Adoro ser bangladeshi e partilhar o meu amor pelo lugar onde nasci."
Nusaiba aterrou na Escola Básica de Odemira a meio do ano, sem falar uma palavra de português. No entanto, a sua inteligência linguística e talento para contar histórias não passaram despercebidos. Oferece-se uma palavra, imagem ou pensamento à Nusaiba e sabemos que daí nascerá uma narrativa rica e intrincada. Durante as aulas quase não falava mas sentíamos o alívio nos seus olhos ao ouvir inglês, uma língua que compreendia.
"A minha primeira experiência com o BOWING foi na escola! Tinha acabado de me mudar para Portugal e estava a ter alguma dificuldade em integrar-me, mas com o BOWING na escola tinha algo por que esperar. Havia muitas atividades divertidas. Estive com o BOWING na escola durante dois meses até anunciarem que o Summer BOWING estava a começar, e foi aí que a verdadeira diversão teve início."
A nossa relação foi crescendo pelos meses, pelas sessões e momentos partilhados nas aulas, na praia, no campo. No carro, Nusaiba contava histórias cheias de pormenores. Explicava-nos a situação política no Bangladesh, dava-nos aulas de ciência e paleontologia, fazia piadas sobre as suas dificuldades na escola.
"Uma das minhas memórias preferidas é do Summer BOWING. Todos estávamos a jogar jogos da nossa infância enquanto esperávamos que os adultos terminassem o almoço. Enquanto jogávamos os adultos vieram e juntaram-se a nós. Eu costumava adorar o momento em que todos nos vestíamos apressadamente e comíamos o que quer que encontrássemos quando nos preparávamos para o espectáculo BOWING BACK. Isso mostrava um verdadeiro sentido de harmonia e caos."
Durante os ensaios para o BOWING BACK Nusaiba mudou de casa com a mãe, do Almograve para Lisboa. No entanto, a ligação com o projecto era forte e havia muita vontade de incluir a Nusaiba no espectáculo. Logo encontrámos a solução. Todos os sábados, durante dois meses, a Nusaiba vinha de carro com a Margarida Mestre, artista que participou na criação do espectáculo, e integrou os ensaios com o resto dos participantes. Voltava a Lisboa no próprio dia, muito cansada e muito feliz.
"O BOWING ajudou-me a aceitar mais o meu lado artístico e tem-me tornado naquilo que a minha mãe sempre quis que eu fosse - uma extrovertida. Levou-me a fazer muitos amigos de todas as idades. Fez-me adorar o trabalho em grupo e não apenas ficar de lado. Gosto de observar artistas a trabalhar. O BOWING levou-me finalmente a abraçar a escrita, como um abraço caloroso :)"
No espectáculo Nusaiba tinha um solo que ela mesma escreveu, dentro de um quarto no centro de estudantes abandonado. Contava uma história sobre os seus dentes de leite. Conseguia mesmo ganhar coragem para pedir a uma pessoa do público que abrisse muito a boca, para ver os seus dentes!
"No BOWING BACK escrevi as minhas próprias histórias, misturadas com a minha infância. Fizeram-me dançar um pouco, o que pensei que iria detestar, mas acabei por gostar. Adorei os ensaios e o espectáculo a ponto de não querer mudar-me do Alentejo para Lisboa. O BOWING, de muitas formas, fez-me mais feliz do que eu pensava ser possível, e mal posso esperar para recomeçar este ano."
A nossa relação foi crescendo até agora. Nusaiba continua a viver em Lisboa, falamos regularmente e por vezes encontramo-nos. Continuamos a trocar piadas, histórias e pensamentos filosóficos.